segunda-feira, setembro 18, 2006

MISS DAISY

Fui eu, o Mais-Que-Tudo e uma amiga, também uma Mais-Que- Amiga.

Há muito que ansiava ver uma peça com a Grande Senhora no elenco. Já a havia visto noutros trabalhos em televisão, inclusivé como protagonista de uma peça passada no canal 2 que muito contribuiu para o seu reconhecimento, ou do seu trabalho: Mãe Coragem e os seus Filhos, de Bertolt Brecht. Por senhoras assim não se pode sentir senão admiração. De senhoras assim chegam pilhas de inspiração!

Fui vê-la ao Auditório Municipal com seu nome_ Eunice Muñoz_ em Oeiras. Esperava (não sei bem porquê) uma peça densa, com grande carga dramática, daqueles textos que nos dissecam e nos levam a casa embrenhados em reflexões e outros pensamentos analíticos. Mas, claro está, tal não aconteceu, apesar de oferecer algum espaço para a reflexão pelos flagelos sociais que também aborda. Mas foi a riqueza da protagonista e a maturação do seu relacionamento com o "motorista" que me deixaram rendida.

Juntamente com outros dois bons actores _ Guilherme Filipe e Thiago Justino (este último foi uma agradável surpresa!)_ Eunice encheu o palco de humor e graciosidade. Foi assim durante quase todo o espectáculo. Quase, porque momentos se reservaram a emoções mais intensas. Claro que esta sentimentalóide não se coibiu em verter uma lágrimazita. Desgraça.

Em suma, adorei a Miss Daisy! E recomendo vivamente!

Aqui fica a minha sugestão, completada por parte de um artigo da SIC online (abaixo).


O FILME com Morgan Freeman e Jessica Tandy

"Miss Daisy", numa versão do poeta António Barahona, marca o regresso de Eunice Muñoz ao teatro, numa peça que, pela primeira vez, vai ser apresentada em Portugal.
A peça de Alfred Uhry, que recebeu o Prémio Pulitzer e que serviu de base ao filme “Driving Miss Daisy” (1989), vai estar em cena de 30 de Junho a 15 de Julho, no Auditório Muni
cipal Eunice Muñoz, em Oeiras. Eunice Muñoz, a protagonista desta peça de teatro, far-se-á acompanhar por um elenco de luxo, constituído pelos actores Guilherme Filipe e Thiago Justino, numa peça encenada por Celso Cleto e com cenários e figurinos de José Costa Reis.


« Passada em meados do Século XX, esta peça conta a história da vivência de uma senhora judia e do seu motorista, ao longo dos vinte e cinco anos em que decorre a acção. O enredo dá destaque também ao gerar de laços profundos de amizade e compreensão entre ambos e à tentativa mútua de adaptação e compreensão, em termos pessoais e sociais, a um mundo em mutação. Esta história faz ainda uma análise subtil das tensões raciais e dos preconceitos vividos naquela época. »

"Miss Daisy" sobe ao palco de quarta-feira a sábado, às 21h30 e aos domingos, às 17h00

Eunice Muñoz como Miss Daisy